Artigo

O que é e Como Funciona o Bitcoin?

07/05/2020 W7SPEED

Bitcoin é uma moeda virtual que nasceu no ano de 2009, que está fora do controle de qualquer governo ou instituição. Seu valor é variável e baseia-se na lei de oferta e demanda. A troca ocorre entre usuários via P2P.

Mas antes de tudo, precisamos responder a algumas perguntas, e esse será o motivo pelo qual você veio a este artigo: o que é Bitcoin? como funciona? É legal? Respondemos facilmente a essas perguntas sobre Bitcoin logo abaixo.

Qual é a origem do Bitcoin?

O Bitcoin teve sua origem em 2009, quando Satoshi Nakamoto, pseudônimo de uma ou várias pessoas, decidiu lançar uma nova moeda eletrônica cuja peculiaridade é que ela servia apenas para realizar operações dentro da Rede de redes. Bitcoin refere-se à moeda e ao protocolo e à rede P2P na qual ele se baseia.

Então, o que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda virtual e intangível. Ou seja, não pode ser tocado em nenhuma de suas formas, como acontece com moedas ou notas, mas pode ser usado como meio de pagamento da mesma maneira que estes.

Assim como no dinheiro que temos em nosso banco, o Bitcoin aumenta ou diminui em nossa conta pessoal, dependendo de gerar receitas ou despesas, a única diferença é que não há possibilidade de monetizá-las, como ocorre quando, por exemplo, retiramos dinheiro de um caixa automática.

Como obter o Bitcoin?

Existem três maneiras de obter ou comprar Bitcoins. O primeiro e mais simples é comprar através de mercados especializados em comercialização de moedas virtuais, os mais conhecidos serviços brasileiros que realizam essa atividade são: MercadoBitcoin, FoxBit e BitPreço, que permitem trocar dinheiro convencional, por Bitcoin ou vice-versa.

Outra maneira é a troca de mercadorias com outros usuários, ou seja, a compra/venda de uma pessoa para outra, conhecido como PSP, mas pagando com Bitcoins. A última e mais complicada é a "mineração". Essa prática consiste em usar parte dos recursos de nosso computador na solução de problemas matemáticos extremamente complexos em troca de Bitcoins.

Atualmente, cerca de 25.000 pessoas realizam essa tarefa e cerca de 25 Bitcoins são gerados a cada 10 minutos; portanto, essa prática para obter moeda virtual é cada vez mais complicada, a menos que você pertença a uma das colônias de mineiros que circulam na rede.

Bitcoin é legal?

A legalidade do Bitcoin é simples de resumir "O Bitcoin é legal naquele local que é aceito como meio de pagamento em uma transação ", fácil e simples. Estar fora de controle de qualquer instituição existe um vácuo legal sobre ela.

Além disso, como são transações anônimas e criptografadas entre dois usuários, eles estão livres de qualquer comissão ou imposto, como o IVA.

Conclusão

O Bitcoin é uma forma de investir para o longo prazo, especialistas dizem que em poucos anos, o preço do bitcoin pode ultrapassar os U$ 100 mil dólares.

Portanto, se você está pensando em diversificar seus investimentos, o bitcoin é um forte ativo que você deve ter em sua carteira de investimentos.

Por fim, essas foram algumas informações sobre o mundo do bitcoin, se você gostou compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

Acesse nosso SITE para poder ver as cotações e conversões de moedas em tempo real. Até mais!