Artigo

SPEED TEST

07/05/2020 W7SPEED

Muito se ouve falar o speed test, mas você sabe o que é?

Speed test nada mais é do que um teste de velocidade da sua internet. Ele foi desenvolvido com a finalidade de informar ao consumidor final se a conexão “velocidade” contratada é a mesma que esta sendo entregue.

Quando o speed test é executado você tera três informações: a latência (ping), a velocidade do download e a velocidade do upload. Abaixo vamos entender as diferenças de cada um.

Latência “ping”

A latência é o tempo em que os dados demoram entre a saída e o destino (provedor). Para aqueles que gostam de jogar online isso tem um grande peso, pois quanto mais alta for a latência, mais demora para enviar informações, o que trava o jogo.

Velocidade de download

A velocidade de download é o quão rápido os dados serão descarregados “baixados” em um determinado dispositivo (celular, tablet, PC…) a partir do momento em que este se conecta ao servidor, ou seja, o tempo de espera para abrir uma página na internet, o tempo que carrega um video

Por isso é importante o speed test, caso a velocidade de download seja muito inferior aquela contratada, a operadora deve ser informada para que possa ver o motivo e corrija este problema.

Velocidade de upload

A velocidade de upload, velocidade com que se envia os dados para o servidor. Como exemplo temos, um video sendo enviado para o seu canal, uma live, fotos sendo postadas, todos eles são arquivos que estão subindo.

Então se você perceber que algo esta estranho na sua conexão execute o speed test, é a forma mais garantida de confirmar o desempenho da sua internet.

Esclarecida algumas informações, vale lembrar que o speed test pode ser executado por conexão wifi, mas não é o correto devido as oscilações e interferências.

O adequado é que sempre que possível o teste seja feito com um cabo conectado ao modem, e também antes de começar o teste deve ser desligado toda e qualquer conexão com transferência de dados que esteja sendo feita, assim a resposta do speed test sera mais precisa.